Duplo id – Um Excerto

«Com o passar dos meses, os pesadelos aumentaram de frequência ao ponto de não saber se havia de dormir ou ficar acordado. Já não sentia mais que fossem pesadelos ou alucinações que me atormentavam; antes pareciam memórias de um outro eu, vivências que eu nunca tinha vivido, embora assustadoramente familiares.

A primeira alucinação de que tenho consciência surgiu como um sonho diurno. Estava no escritório, a conversar com alguns colegas junto à máquina do café, quando o meu chefe de secção aproximou-se e perguntou-me pela actualização do Ficheiro Estevão. Não fazia a mais pequena ideia do que era o Ficheiro Estevão, mas não iria dar parte de ignorante.

 “Com certeza, senhor Lopes,” respondi. “Vou já tratar disso.”

 Ele deu meia volta sem dar resposta e seguiu para o seu gabinete. Terminei o café, deitei o copo no cesto do lixo e dirigi-me ao Arquivo. Sentei-me em frente ao computador, introduzi o meu nome de utilizador e a minha senha e verifiquei o sistema em busca do registo do tal Ficheiro Estevão. Não havia nada. Pensei então que poderia ser um ficheiro ainda não introduzido no sistema.

 Levantei-me e saí pela porta contígua que dava acesso à sala onde eram guardados todos os documentos antes de serem processados. Pilhas de caixotes faziam aquele espaço parecer ainda mais pequeno do que já era. Os documentos estavam arquivados por ordem alfabética. Deviam estar, caso todos fizessem bem o seu trabalho. Peguei num dos caixotes com a letra “E” escrita a marcador preto, tirei a tampa e comecei a procurar. Quando não encontrei nada, peguei noutra caixa e tentei novamente. Nada.»

 – Duplo id, Fractalis Editora, 2001

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s